Causas da enxaqueca

Embora as causas da enxaqueca não sejam totalmente compreendidas, a genética e os fatores ambientais parecem desempenhar um papel.

Alterações no tronco cerebral e suas interações com o nervo trigêmeo, um importante via de dor, podem estar envolvidas. O mesmo pode acontecer com os desequilíbrios nas substâncias químicas cerebrais – incluindo a serotonina, que ajuda a regular a dor no sistema nervoso.

alimentos que causam enxaqueca

Os pesquisadores estão estudando o papel da serotonina nas enxaquecas. Outros neurotransmissores desempenham um papel na dor da enxaqueca, incluindo o peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP).

Gatilhos de enxaqueca – Existem vários gatilhos da enxaqueca, incluindo:

Mudanças hormonais nas mulheres. Flutuações no estrogênio, como antes ou durante os períodos menstruais, gravidez e menopausa, parecem desencadear dores de cabeça em muitas mulheres.

Medicamentos hormonais, como anticoncepcionais orais, também podem piorar as enxaquecas. Algumas mulheres, no entanto, descobrem que as enxaquecas ocorrem com menos frequência quando tomam esses medicamentos.

Bebidas. Estes incluem álcool, especialmente vinho, e muita cafeína, como café.

Estresse. O estresse no trabalho ou em casa pode causar enxaquecas.

Estímulos sensoriais. Luzes brilhantes ou piscantes podem causar enxaquecas, assim como sons altos. Cheiros fortes – como perfume, diluente, fumo passivo e outros – provocam enxaquecas em algumas pessoas.

O sono muda. Faltar ou dormir demais pode causar enxaquecas em algumas pessoas.