Faraday: Padroeiro da Eletricidade

Em um circuito elétrico, o número de elétrons em movimento é chamado de amperagem ou corrente e é medido em amperes . A “pressão” que empurra os elétrons é chamada de voltagem e é medida em volts . Por exemplo, um gerador girando a 1.000 rotações por minuto pode produzir 1 ampere a 6 volts. O 1 ampere é o número de elétrons em movimento (1 ampere significa fisicamente que 6,24 x 10 18 elétrons se movem através de um fio a cada segundo), e a voltagem é a quantidade de pressão por trás desses elétrons.

Uso de geradores de energia em residências

Os geradores constituem o coração de uma central elétrica moderna. Na próxima seção, veremos como funciona uma dessas estações.

O físico e químico britânico do século XIX, Michael Faraday, abriu o caminho para o nosso mundo moderno movido pela eletricidade. O famoso inventor criou o primeiro gerador elétrico, denominado dínamo, bem como o primeiro motor elétrico. Para saber mais sobre a tecnologia envolvida, leia Como funcionam os motores elétricos e como funcionam os eletroímãs .

O que é um gerador elétrico? Um gerador é uma máquina elétrica rotativa que transforma energia mecânica em energia elétrica. Isso é conseguido através da interação dos dois elementos principais que o compõem: a parte móvel chamado rotor e a parte estática chamada estator.

Quando um gerador elétrico está em operação, uma das duas partes gera um fluxo magnético (atuando como indutor) para a outra transformá-lo em eletricidade (atuando como armadura).